16º Congresso Value Investing Brasil
3 de outubro de 2023 ● Programação
Palestrantes
Adriano Almeida
Victori Capital (Stamford, Connecticut)
Palestra: “Quando o caro sai barato”
Sócio fundador e gestor da Victori Capital. Sua carreira como profissional de investimentos, durante aproximadamente duas décadas, inclui posições seniores em Dreyfus Corporation, Dalton Greiner Hartman Maher, Louis Dreyfus Highbridge e Cramer Rosenthal McGlynn. Adriano Almeida possuí B.S. e M.S. em Engenharia Aeroespacial pela Embry Riddle Aeronautical University e MBA pela Columbia University.
André Gordon
GTI Administração de Recursos (São Paulo)
Palestra: “Efeitos da Reforma Tributária no Mercado Acionário”
André Gordon é sócio fundador da GTI Administração de Recursos, gestora independente, focada no mercado brasileiro de ações. Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, André Gordon passou pelas mesas de operações de renomadas instituições financeiras, como Banco Itaú BBA, Banco Pátria, Santander e Banco Bozano, Simonsen. Diretor da AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), é economista pela FEA/USP e mestre em Economia pela EPGE/FGV-RJ.
Christian Bojlesen
Bojlesen Capital (São Paulo)
Painel: “Investment picks — melhores investimentos no momento” (moderador)
Analista e gestor do Bojlesen FIA, focado, desde 2008 (inicialmente como Clube de Investimentos Bojlesen), em análise fundamentalista, value investing e small caps. Christian Bojlesen é formado em Administração de Empresas, com ênfase em Finanças, pela Colorado State University e possui as certificações CGA pela ANBIMA e CNPI pela Apimec.
Daniel Ades
Kawa Capital Management (Miami)
Palestra virtual (Miami): “Macro global e principais classes de ativos”
Chief Executive Officer e Chief Investment Officer da Kawa Capital. Daniel Ades é responsável pela supervisão das decisões de investimento da empresa desde sua formação, em 2007, e, em última instância, pela estratégia de todos os investimentos da Kawa Capital. Contribuiu para a formação do time de investimentos e para a instauração da infraestrutura capaz de processar grandes quantidades de transações e análises simultâneas, e também para o padrão institucional adquirido pelas diferentes áreas da empresa. Antes de fundar a Kawa Capital, foi sócio na Horn Eichenwald Investments, “butique” de investimentos, regulamentada pela SEC (U.S. Securities and Exchange Commission), que atende clientes com patrimônio elevado. Daniel Ades é formado em Economia e Relações Internacionais pela Tufts University e possui mestrado em Direito e Diplomacia (Master of Arts in Law and Diplomacy - MALD), com foco em desenvolvimento econômico e relações comerciais internacionais, pela Fletcher School. Foi premiado com honors por sua tese de mestrado sobre a precificação de dívida de mercados emergentes, com modelo para cálculo de credit spreads de títulos de dívida de mercados emergentes relacionando a receita fiscal de um governo, seu endividamento no momento e a volatilidade dos mercados de opções cambiais. É filantropo em organizações em Miami e Israel, com foco em educação.
Danilo Santiago
RIM (Nova York)
Palestra: “Como investir em um mundo ditado por ciclos infinitos?”
Fundador da Rational Investment Methodology (RIM), que concentra seus investimentos em um grupo quase estático de aproximadamente 65 ações, de alta liquidez, negociadas em bolsa nos EUA. Essas empresas, definidas como o Círculo de Competência da RIM (CdC), são seguidas há mais de 16 anos. A RIM desenvolve análises detalhadas não só de cada empresa do CdC mas também das indústrias onde as empresas do CdC participam. O resultado destas análises são modelos de dividendos descontados altamente detalhados, que são usados para determinar os “valores justos” de cada empresa, com base em diferentes cenários. Por último, a RIM constrói portfólios (long-short, long-only ou long-aggressive) baseados em regras usando sua ferramenta de construção de portfólio Odysseus. Cada posição é iniciada quando existe uma margem de segurança específica da empresa em relação ao “valor justo”. Portfólios são replicados nas contas dos clientes, usando a plataforma da Interactive Brokers. Danilo Santiago é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e possui MBA pela Columbia University.
Fabio Carvalho
Alianza (São Paulo)
Palestra: “Value investing em ativos imobiliários”
Fabio Carvalho possui 28 anos de experiência no mercado financeiro e de investimentos. Participou de algumas das primeiras gestoras de recursos independentes focadas em renda variável no Brasil, ainda na metade da década de 90 e início dos anos 2000. Foi também responsável por primeiras iniciativas de gestoras de investimentos especializadas em ativos imobiliários e esteve envolvido com cerca de R$ 5 bilhões em desenvolvimentos ou aquisições de ativos imobiliários de renda, entre edifícios comerciais e logística. É formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie e possui MBA pela FIA-USP, pós-graduação em Finanças pela FGV e OPM (Owner/President Management) pela Harvard Business School.
Heloísa Cruz
Stoxos (São Paulo)
Painel: “Investment picks — melhores investimentos no momento”
Gestora e analista do Stoxos FIA, originado a partir do clube de investimentos que fundou em 2014. Anteriormente, foi co-gestora de fundos na Nest Investimentos (2014), analista buy-side na Guepardo Investimentos (2012 a 2013), Itaú Unibanco (2011 a 2012), BRL Capital (2010 a 2011) e J.P. Morgan (2008 a 2010), e analista sell-side no Banco Fator (2007 a 2008). Começou sua carreira no Monitor Group, empresa de consultoria de estratégia dirigida, entre outros, por Michael Porter e Tom Copeland. Heloísa Cruz é formada em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP, possui a certificação CFA (Chartered Financial Analyst) e, por meio da Stoxos Desenvolvimento, leciona sobre os temas Investimentos em Ações, Análise Fundamentalista e Valuation.
John Hempton
Bronte Capital (Sydney, Austrália)
Palestra virtual (de Sydney): “Short selling — vendas a descoberto”
John Hempton trabalha no mercado financeiro desde 1999 e é Chief Investment Officer e um dos proprietários da Bronte Capital, que fundou em 2009. Anteriormente, foi Head of Financials e o sócio mais jovem da Platinum Asset Management, listada em bolsa em 2007. John acredita que ter sede na Austrália, com fuso horário diferente daquele dos principais fundos long/short competidores de sua firma, e evitar pesquisa sell-side permitem à Bronte ter uma opinião diferenciada sobre empresas de capital aberto.
Michael Howell
CrossBorder Capital (Londres)
Palestra virtual (de Londres): “Atualização sobre liquidez global”
CEO da CrossBorder Capital, empresa de pesquisa e investimentos sediada em Londres — independente de grandes grupos financeiros e com registro na FCA — que fundou em 1996. A firma provê serviços de asset allocation e capital markets advice para investidores institucionais e administra US$ 1 bilhão em ativos. Michael também participa de instituições de caridade educacionais e atualmente aconselha a foundation de uma grande instituição de ensino em sua estratégia de investimentos. Trabalhou com o Banco Mundial no tema fluxos de capital, sendo co-autor de Opportunities in Emerging Markets (World Bank, 1995), foi membro do conselho de um investment trust listado em bolsa no Japão e, recentemente, foi autor do livro Capital Wars (Macmillan, 2020). Anteriormente, foi Head of Research e membro do conselho da Baring Securities, onde focou em mercados emergentes, e Research Director na Salomon Brothers. Antes de trabalhar com finanças, Michael Howell foi Group Economist na Blue Circle Industries. É Phd em Economia Financeira, com especialização em Renda Fixa, pela London University e é Analista Supervisor nos Estados Unidos, qualificado pela SEC.
Paulo Weickert
Apex Capital (São Paulo)
Painel: “Investment picks — melhores investimentos no momento”
Sócio fundador, gestor e head de análise da Apex Capital, uma das gestoras de fundos de ações mais tradicionais do mercado brasileiro, fundada em 2011, com forte compromisso com o processo de investimento e a análise fundamentalista. Aliado ao foco em renda variável, a equipe de gestão também leva em consideração os fatores macroeconômicos na busca por selecionar as melhores oportunidades de investimento em empresas. Possui mais de 20 anos de experiência profissional. Foi sócio e diretor na Quest Investimentos e participou da equipe de análise em fundos que receberam as premiações em rankings de periódicos especializados como Valor Investe, Standard & Poor’s, Exame e Investidor Institucional. Também trabalhou na Santander Asset Management entre 2005 e 2008. É Bacharel em Engenharia Mecânica.
Raphael Maia
Organon Capital (São Paulo)
Painel: “Investment picks — melhores investimentos no momento”
Sócio-fundador e Diretor de Investimentos na Organon Capital. Trabalhou de 2011 a 2020 no BTG Pactual Asset Management, onde ocupou o cargo de Associate Partner. Iniciou sua carreira como analista de ações na Fator Administração de Recursos e, em seguida, atuou como analista de investimentos em ações e private equity na Tarpon Investimentos. É habilitado como administrador de carteiras pela CVM (ICVM 558) e graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).
Sergio Fontana dos Reis
Set Investimentos (São Paulo)
Painel: “Investment picks — melhores investimentos no momento”
Sócio fundador da Set Investimentos, gestor de carteiras registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e investidor fundamentalista há mais de 24 anos. Por 15 anos foi conselheiro da Sadia. Foi diretor financeiro e presidente da diretoria do fundo de pensão Fundação Attílio Fontana. Sergio Fontana dos Reis é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.
Valter Bianchi Filho
Fundamenta Investimentos (Porto Alegre)
Palestra: “Concentrar ou diversificar — o que é melhor para um value investor?”
Sócio fundador e gestor da Fundamenta Investimentos. É formado em Engenharia Eletricista pela UFRGS e possui MBA em Empreendedorismo pela ANFE (Itália), MBA em Marketing pela FGV e Mestrado em Administração de Empresas, com ênfase em Finanças, pela UFRGS.
Inscrições para o 16º Congresso Value Investing Brasil:
O 16º Congresso Value Investing Brasil será realizado no hotel Blue Tree Premium Faria Lima (São Paulo), no dia 3 de outubro de 2023, e também transmitido via Zoom (sem reprise).
Para garantir sua vaga: Efetue o pagamento por doc/depósito para o Itaú Unibanco (341), conta corrente 08208-4, agência 9073, em favor de Value Investing Brasil C. T. Ltda. (CNPJ 10.268.380/0001-01) e envie-nos por e-mail (pgto@cvib.com.br) (1) o comprovante de pagamento, (2) o nome completo do inscrito, (3) o nome da empresa (se quiser também esse dado na credencial do evento) e (4) o e-mail de contato para recebimento da programação final e informações adicionais do evento (e dados de acesso, para inscritos que acompanharão o evento via Zoom).
Pagamentos também podem ser feitos via PayPal, para o e-mail info@cvib.com.br, e via PIX, para o CNPJ acima.
Inscrição individual: R$ 1.500,00
Associados Apimec: R$ 900,00
Estudantes universitários (graduação e pós): R$ 750,00
(50% do preço sem desconto; favor incluir no e-mail de
confirmação do pagamento comprovante da
condição de estudante universitário)
Inscrição para acompanhar o evento via Zoom*: R$ 500,00
No caso de não receber, em 24 horas, a confirmação de sua inscrição, favor entrar em contato: info@cvib.com.br
As inscrições para acompanhar o evento presencialmente ou via Zoom podem ser realizadas até o próprio dia 3 de outubro.
*Inscrito que acompanhará o evento via Zoom: Baixe o aplicativo Zoom e teste o seu funcionamento antes do dia do evento. No dia anterior ao evento, você receberá mensagem com instruções de acesso no endereço de e-mail cadastrado para participação.